contato@aguasnetuno.com.br
21 3586-0691
21 96413-9442

Troca de areia de filtro para piscina

Atendemos todo o Rio de Janeiro

O filtro para piscina funciona como recipiente da filtração da água, mas o principal agente desse processo de filtração é a areia que é depositada dentro dele.

É ela que retém toda a sujeira exposta à água da piscina: cabelo, pele, óleos e outros detritos orgânicos.

Piscinas com grande fluxo de pessoas, como é o caso de clubes, parques aquáticos, hotéis e academia, precisam ter uma frequência de manutenção mais intensa do que piscinas residenciais.

Quer saber mais sobre o que é, quando e por que é tão importante fazer a manutenção da areia do filtro para piscina?

Você sabe o que é filtro de areia e para que serve a areia do filtro para piscina?

Quando o assunto é tratamento da água, o filtro de areia, com certeza, é o mais importante. Não é para menos, a maior parte desse tratamento é feito pelo filtro e pelo motor-bomba.

Esses equipamentos são muito importantes para sugar a água da piscina e fazer com que ela passe pela areia do filtro, onde retém-se a maior parte das impurezas e detritos. Quanto maior o fluxo de pessoas nessa piscina, maior a quantidade de sujeira depositada na areia.

Como o filtro de areia age?

A areia específica para filtração de piscinas possui ângulos que retém a sujeira quando a água passa por elas. Depois de todo esse processo e com a retrolavagem, com o tempo, a areia vai ficando desgastada.

Logo, a areia vai sendo polida e seus grãos tomam formas arredondadas impossibilitando a retenção de impurezas e consequentemente prejudicando o processo de filtração da água que retorna à piscina.

Toda a sujeira retida pela areia é depositada no filtro. Com isso, é necessária a manutenção tanto da areia quanto do filtro.

Como é feita essa troca?

Como mencionado anteriormente, a troca da areia de filtros para piscinas deve ser realizada a cada 3 ou 4 anos. Quando esse momento chegar conte com a assistência de profissionais especializados e produtos de qualidade.

No momento da troca da areia, esse profissional capacitado e munido de equipamentos adequados, precisa seguir alguns passos. Confira:

1º passo: A areia de um filtro velho pode conter bactérias, vírus e germes. Portanto, o profissional responsável vai evitar contato com ela. Com a ajuda de um aspirador a vácuo ele vai escavar toda a areia do filtro.

2º passo: Depois de retirar toda a areia velha, ele vai adicionar água ao tanque antes de colocar a areia nova. Desta forma a água vai absorver todo o impacto da areia. Instaladores de primeira viagem pulam essa etapa, mas não é recomendado.

3º passo: A quantidade de areia colocada vai ser compatível com o tamanho do filtro. Se for colocado pouca ou muita areia o filtro não vai funcionar corretamente. Na pior das hipóteses, pode até danificar o filtro.

4º passo: Após posicionar o tubo de areia e tampar com cuidado o tanque, a primeira coisa a se fazer é dar ao filtro uma lavagem completa. Em seguida, é feito uma retrolavagem por cerca de 4 minutos

Quando fazer a troca da areia do filtro de piscina?

Assim, como os produtos químicos depositados na água precisam ser renovados com certa frequência, a areia da piscina também tem sua validade.

É necessário verificar com o fabricante o tempo recomendado para troca. Porém, profissionais de manutenção de piscina sabem medir, conforme o fluxo de pessoas na piscina, o tempo certo para fazer a troca da areia e manutenção do filtro para piscina.

Geralmente, a troca da areia do filtro de piscinas residenciais é feita a cada 4 anos e para piscinas com maior fluxo de pessoas, a cada 3 anos. Porém, é sempre bom verificar pois dependendo do produto escolhido a troca deverá ser antecipada ou adiada.

Como você pode ver neste post, a troca de areia de filtro para piscina não é uma tarefa fácil. É preciso ter conhecimentos técnicos do qual somente um profissional capacitado tem.

Vimos também que a falta de manutenção do filtro de areia pode ser muito prejudicial para a sua piscina e para quem irá utilizá-la. Para que isso não aconteça, entre em contato conosco e contrate um de nossos profissionais.

Serviços e produtos relacionados para manutenção da sua piscina

Produtos químicos e acessórios para piscina

Para aproveitar ao máximo o potencial de uma piscina, é importante estar atento aos produtos químicos e acessórios utilizados.

De forma geral, o cloro é o material mais conhecido quando se fala de piscinas, mas ele não é o único. Uma manutenção adequada inclui filtros, limpa bordas, algicidas, elevadores de pH, entre outros. Detalhes

Limpeza e Manutenção de Piscinas

Uma das coisas mais divertidas de se fazer no verão é, com certeza, brincar na piscina com a família e amigos, não é mesmo?

A grande maioria das pessoas acredita que limpar e manter uma piscina é uma tarefa fácil, mas não é bem assim. Não se pode esquecer que a sujeira da piscina não se limita ao que podemos ver. Detalhes

Rejuntamento de azulejo de piscina

As peças em imersão permanente sofrem com a pressão da água, ou contrapressão quando a piscina é esvaziada. Com isso, o rejuntamento de azulejo de piscina acaba se rachando ou até mesmo se soltando e é necessário o devido reparo.

Sua piscina ou a área de lazer do seu estabelecimento se encontra dessa forma? Detalhes

Manutenção de Piscinas

Guardião de Piscinas

Nossos Serviços

Serviços para piscina como: Fornecimento de Guardião de Piscinas, Limpeza e Manutenção de Piscinas, Troca de azulejos para piscina submerso, Rejuntamento de azulejo de piscina submerso, Troca de areia de filtro para piscina, Venda de produtos químicos e acessórios para piscina, Fornecimento de Guardião de Piscinas, entre outros.

Obrigado por visitar nosso site!

Nossa equipe está pronta a solucionar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco e encontre a melhor solução!

Fale Conosco
contato@aguasnetuno.com.br
21 3586-0691
21 96413-9442